quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Estatística 

O que é estatística ?

É a ciência das probabilidades, o conjunto de regras matemáticas que permite fazer previsões sobre determinado universo estudado, a partir de amostragem significativa. Uma apresentação com essa tende a reforçar a idéia de que a estatística é uma espécie de álgebra burocrática, cuja as formulas incompreensíveis são utilizadas para defender conclusões suspeitas.


Agora um vídeo para vocês entenderem melhor.




Medidas de tendência central
  A partir da idade das pessoas de um grupo, podemos estabelecer uma única idade que caracteriza o grupo todo.
   Considerando a temperatura de vários momentos em um mês qualquer, podemos determinar uma só temperatura que fornece uma ideia aproximada de todo o período.
   Avaliando as notas dos vários trabalhos de um aluno no bimestre, podemos registrar com apenas uma nota seu aprovamento no bimestre.
    Em situações como essas, o número obtido é a medida da tendência central dos vários números usados. A média aritmética é a mais conhecida entre as medidas de tendência central. Além dela, vamos estudar também a mediana e a moda.

Média aritmética (MA)  
    Considerando um grupo de pessoas com 22,20,21,24 e 20 anos, observamos que:
                MA= 22+20+21+24+20 = 107 = 21,4
                                    5                      5
   Dizemos, então, que a média aritmética, ou simplesmente a média de idade do grupo, é 21,4 anos.
  Se, ao medir de hora em hora a temperatura em determinado local, registraram-se 14ºC às 6h, 15ºC às 7h, 15ºC às 8h, 18ºC às 9h, 20ºC às 10h e 23ºC às 11h, observamos que:
          MA= 14+15+15+18+20+23 = 105 = 17,5
                            6                               6
  Dizemos, então, que no período das 6h às 11h a temperatura média foi 17,5ºC.
  No caso de um aluno que realizou diversos trabalhos durante o bimestre e obteve as notas 7,5;8,5;10,0 e 7,0, observamos que:
                            MA= 7,5+8,5+10,0+7,0 = 33 = 8,25
                                              4                       4

  Dizemos, então, que nesse bimestre o aluno teve média 8,25.
  Assis, generalizando, podemos afirmar que, dados os n valores x1, x2, x3,...,xn   de uma variável, a média aritmética é o número obtido da seguinte forma:

Mediana (Me)
 A mediana  é outra medida de tendência central.
  Assim, dados n números em ordem crescente ou decrescente, a mediana será:
  •  o número que ocupar a posição central se n for ímpar;
  • a média aritmética dos dois números que estiverem no centro se n for par

  Numa classe, foram anotadas as faltas durante um período de 15 dias:3,5,2,0,2,1,3,4,5,7,0,2,3,4 e 7.
  Em ordem crescente, temos:
                        0,0,1,2,2,2,3,        3,         3,4,4,5,5,7,7
                              7 valores             Me               7 valores

  Como 15 é ímpar, o termo médio é o 8.
  Logo, a mediana é 3. Simbolicamente, Me=3 .
  As idades dos alunos de uma equipe são 12,16,12,13,16,16 e 17 anos.
  Para determinar a mediana desse valores, colocamos inicialmente na ordem crescente(ou decrescente):
                                            12,12,13,14,16,16,17
                                                          as duas posições centrais

   Como temos um número par de valores(8), fazemos a média aritmética entre os dois centrais, que são o 4º e o 5º termos.
   Logo, a mediana é dada por:
                                                   Me= 14+16 = 30 = 15
                                                              2           2
   Simbolicamente, Me = 15 anos.

Moda (Mo)
  Em Estatística, moda é a medida de tendência central definida como  valor mais frequente de um grupo de valores observados.
   No exemplo do grupo de pessoas com idades de 2,3,2,1,2 e 50 anos, a moda é 2 anos(Mo=2) e demonstra mais eficiência para caracterizar o grupo que a média aritmética.
  Se a temperatura medida de hora em hora , das 6h às 11h, apresentou os resultados 14ºC, 15ºC, 15ºC, 18ºC, 20ºC e 25ºC, então dizemos que nesse período a moda foi 15ºC, ou seja, Mo= 15ºC.
   No caso de um aluno que anotou,durante dez dias, o tempo gasto em minutos para ir de sua casa à escola e cujos registros foram 15 min, 14 min, 18 min, 15 min, 14 min, 25 min, 16 min, 15 min, 15 min e 16 min, a moda é de 15 min, ou seja, Mo = 15 min.
   Se as notas obtidas por um aluno foram 6,0; 7,5; 7,5; 5,0; e 6,0 ,dizemos que a moda é 6,0 e 7,5 e que a distribuição é bimodal..
   Observação: Quando não há repetição de números, como para os números 7, 9, 4, 5 e 8, não há moda.
Exercícios propostos

31. Determine MA, Mo e a Me a partir das tabelas de frequências.

a) "Idade"(em anos) em um grupo de 10 pessoas:

b) "Altura"(em metros) em um grupo de 21 pessoas:

32. 
  O histograma mostra a distribuição salarial(em reais) dos funcionários de uma empresa. Usando os valores médios dos intervalos, construa o polígono do histograma e, depois, calcule a MA, a Mo e a Me.

33. Uma prova com 5 testes foi aplicada em uma classe. O levantamento estatístico dos acerto foi registrado no seguinte gráfico:

 Determine a partir do gráfico:
a) o número de alunos da classe;
b) a porcentagem da classe que acertou os 5 testes;
c) a porcentagem da classe que acertou 3 ou mais testes;
d) a MA, a Mo, e a Me de acertos por pessoas.



Resposta:
31. a) MA= 13x3+14x2+15x4+16x1=143/10= 14,3
Mo= 15
Me= 29/2= 14,5

b) 1,61 + 1,65 = 3,26/2 = 1,63
1,65 + 1,69 = 3,34/2 = 1,67
1,69 + 1,73 = 3,42/2 = 1,71
1,73 + 1,77 = 3,5/2 = 1,75
1,77 + 1,81 = 3,58/2 = 1,79

MA = 1,71
Mo = 1,67
Me = 1,71

32. MA = 550x5+650x5+750x4+850x6+950x2 = 14,900/20 = 745
Mo = 800+900 = 1,700/2 = 850
Me = 700+800 = 1,500/2 = 750

33. a)1+2+8+13+11+5 = 40

b)40---------100
   5----------- x

40x = 500
  x = 12,5

c) 13+11+5 = 29
40-----------100
 20----------- x
      x = 72,5

d) MA = 1x0+2x1+5x5+8x2+11x4+13x3 = 126/40 = 3,15
    Mo = 3
     Me = 3

4 comentários:

  1. Gostamos muito da aparência do blog, bem explicativo os conceitos básicos de estatística, como medidas de tendencia central, contem demostrações de gráficos, similares ao do livro didático utilizado nas aulas do 3 ano com o professor Serva.

    ResponderExcluir
  2. Poderia destacar mais as cores dos tópicos, porém as explicações estão bem organizadas.

    Marcelle Vieira - 3M16

    ResponderExcluir
  3. Os Gráficos ajudaram bastante, porém vocês poderia dar mais cor a fonte proposta no Blog, valeu!

    Gilberto Pereirada Silva Junior 3m16

    ResponderExcluir
  4. Tic-titanium-Tits-TiG Double-Edge Razor (8-Inch) - Titsanium
    The titanium mens wedding band Tic-titanium-Titanium-TiG Double-Edge Razor (8-Inch) is titanium dab tool a handcrafted, high-quality, microtouch titanium trim reviews premium, and titanium plumbing lightweight 라이브스코어 safety razor.

    ResponderExcluir